4 de junho de 2019

Saúde do município contará com novo tratamento para úlceras venosas

O município de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) está em fase de implementação de um novo tratamento para pacientes com úlceras varicosas (feridas de difícil cicatrização, causadas por insuficiência venosa crônica).
Chamado de Escleroterapia com espuma, o tratamento começará a ser ofertado no Centro Especializado em Prevenção e Tratamento de Úlceras Crônicas (Cetuc) – primeiro do gênero no RN, localizado no bairro de Monte Castelo.
A técnica foi aprovada no início de 2017 pelo Ministério da Saúde para ser usada no Sistema Único de Saúde (SUS) para fins não estéticos. O procedimento consiste na injeção de uma substância em forma de espuma (polidocanol) nas veias doentes, fechando-as e resolvendo de vez o problema.
Antes dessa incorporação, a cirurgia era o único tratamento disponível na rede pública para varizes calibrosas, o que demanda internação, afastamento do trabalho e equipe cirúrgica.
Para o prefeito Rosano Taveira, poder ofertar esse tipo de tratamento só reforça o quanto a saúde de Parnamirim está no caminho certo para atingir a excelência dos serviços. “Quero aqui parabenizar a todos os profissionais que atuam sempre no intuito de beneficiar a população do nosso município”, destacou.