O número de casos de dengue
notificados no Rio Grande do Norte ultrapassou os 17 mil, segundo o Boletim
Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Estado de
Saúde Pública (Sesap).
Segundo o relatório, até o dia
9 de maio foram notificados 17.343 suspeitas da doença no estado, um aumento de
283,44% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de
notificações, 1.995 casos foram confirmados.
O estado está vivendo uma
situação de epidemia, reconhecida em 27 de março deste ano pelo Governo do
Estado. Segundo a Sesap, os cinco municípios que mais notificaram foram Natal
(4.718), Parnamirim (1.024), Mossoró (734), Ceará-Mirim (690) e Caicó (627).
Quanto à incidência em dengue, 73 municípios apresentaram alta, 31 estão com
média, 45 estão com baixa e 18 apresentaram incidência silenciosa.
Para tentar combater o
mosquito, o Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap vem realizando
visitas técnicas aos municípios, a fim de orientar as ações de prevenção e
combate. Também vem sendo feita operações com carros fumacês.