A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.
Até aquele ano, todas as crianças recebiam
três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente,
duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa
gotinha.
No entanto, como em situações muito raras, o
vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o
Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável,
suprimindo a segunda dose de reforço.
Com a mudança mais recente, o esquema volta a
ser: Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica; Duas doses de
reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção.
Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina
inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem
recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a
necessidade de atualização vacinal.
A mudança no esquema de vacinação foi
decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada
pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
