Segundo
familiares, a criança começou a apresentar coceira, manchas pelo corpo e
dificuldade para respirar cerca de uma semana atrás, após o contato com o
produto.
O
padrinho da menina, Alisson da Silva, afirmou que a família passou a suspeitar
do detergente depois da divulgação da decisão da Anvisa sobre lotes da Ypê.
“Quarta-feira
passada, 8 dias atrás, ela veio apresentando intoxicação. Até a segunda-feira
foram cinco entradas no hospital. A gente começou a suspeitar (do detergente)
porque ela estava com pequeno corte na mão e teve uso do detergente na
quarta-feira. Ou seja, se sai uma publicação de que está acontecendo uma coisa
que não é normal, já foi avisado pela Anvisa que estava com uma bactéria, a
minha afilhada usa dele e começam a aparecer sintomas, então dá a entender que
seja do sabão”, disse.
A
menina passou por sucessivos atendimentos em unidades de saúde desde
segunda-feira (11) até ser internada na UPA de Pajuçara. Atualmente, ela está
no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, com quadro estável. Segundo a
equipe médica, o diagnóstico preliminar aponta para uma infecção bacteriana.
Enquanto
aguardam a recuperação da criança, os familiares também esperam o resultado dos
exames para esclarecer o que provocou os sintomas.
Em
nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou que a paciente recebeu
todos os procedimentos de acolhimento necessários na UPA de Pajuçara.
A
pasta informou ainda que o caso será investigado pelo Departamento de
Vigilância em Saúde do município. Segundo o órgão, não há necessidade de
recolhimento de amostra do detergente porque o produto já faz parte de um lote
classificado pela Anvisa com orientação de risco.
Ainda
de acordo com a secretaria, o resultado dos exames laboratoriais da paciente
poderá confirmar ou descartar relação entre os sintomas e o uso do produto.
