22 de abril de 2026

Covid-19 dispara silenciosamente no Brasil e quarentena pode voltar a ser obrigatória

Nas últimas dez semanas, houve um aumento nos casos de Covid-19 no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica).

Segundo a CNN Brasil, o índice de positividade chegou aos 13,2%, o maior desde março deste ano. Se a situação persistir, existe possibilidade da volta da quarentena.

À CNN, o Dr. Alex Galoro, patologista clínico e líder do Comitê Técnico de Análises Clínicas da Abramed, explica que infecções respiratórias têm “comportamento cíclico” e o inverno favorece a transmissão dessas doença, já que as pessoas ficam mais em ambientes fechados, o que favorece a disseminação desses vírus respiratórios. Além disso, o especialista explica que “a alta da Covid-19 é explicada pela queda natural dos anticorpos e pelo surgimento de variantes, mesmo em uma população já imunizada.”

Ao mesmo tempo, os dados mais recentes demonstraram uma queda de outras doenças respiratórias, a H1N1 e a Influenza (gripe), provavelmente porque boa parte da população já ficou doente e agora tem uma imunidade “temporária”.