8 de setembro de 2025

Facção criminosa Nova Okaida se expande em vários estados do Nordeste

 Conhecida como a facção mais violenta do Nordeste a Nova Okaida (OKD), também chamada de Tropa do Vaqueirinho, é originária da Paraíba, que se inspira na Al-Qaeda - organização terrorista internacional fundada por Osama Bin Laden em 1988.

Apesar da referência, a facção paraibana não possui aspectos religiosos. É considerada uma das mais perigosas da região por dominar o tráfico e praticar crimes de extrema gravidade. Nasceu em 2019 como dissidência da antiga Okaida e da Okaida RB.

No início, a Nova Okaida vendia drogas fornecidas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em bairros de João Pessoa. Após o assassinato de um integrante do PCC no bairro São José - reduto da Okaida - as relações entre as facções ficaram estremecidas já em 2010.

Primeira versão da facção paraibana, liderada por criminosos como Roosevelt Antônio da Silva, o Miramar, André Quirino da Silva, o Fão, e Genildo Fábio Crispim, o Pinino.

Em bairros mais pobres da capital paraibana, a Okaida dita até um código de conduta para seus integrantes e moradores. As proibições são pintadas nos muros: não é permitido usar drogas na frente de crianças, roubar na comunidade, escutar som alto tarde da noite e andar de moto em alta velocidade.

Em 2018, os “soldados” da Okaida deram uma demonstração pública de força. Eles promoveram queimas de fogos de artifício para comemorar o aniversário da sigla em cidades da Paraíba, como João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Guarabira.

A Okaida RB tinha uma forte aliança com o Sindicato do Crime, facção potiguar, e chegou até a expressar essa união em seu estatuto.

Criada em 17 de julho de 2019, surgiu da dissidência da Okaida RB, após a expulsão de Rô Psicopata e Betinho, que foram acusados de traição e ambição criminosa. A nova liderança ficou com Francinaldo Barbosa de Oliveira, o Vaqueirinho. A facção hoje deve ter cerca de 15 conselheiros que coordenam o tráfico nas principais cidades da Paraíba.

A Nova Okaida tem ramificações interestaduais, praticando crimes violentos no Nordeste e vem se expandido em vários estados do Nordeste.