17 de junho de 2025

Parnamirim realizará Conferência Municipal de Assistência Social 2025

A Prefeitura de Parnamirim através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizará nos dias 17 e 18 de junho (hoje e amanhã) na Escola Municipal Augusto Severo, a Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.

De 7 a 19 de maio, foram realizadas as Pré-Conferências nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Já a conferência municipal acontece a cada 2 anos, onde reafirma a assistência social como um direito e uma política pública essencial, através da participação de entidades, organizações da assistência social e da sociedade civil.

Com o tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, serão discutidos 5 eixos, sendo eles: EIXO 1: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; EIXO 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; EIXO 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); EIXO 4: Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS; EIXO 5: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.

A Conferência tem grande importância na construção de um Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais fortalecido, pois é o espaço onde a gestão municipal somada à participação social constroi, apresenta e delibera propostas de políticas públicas no âmbito municipal, estadual e nacional para que a população tenha dignidade de vida.