21 de maio de 2023

MP descobre fraude em obra asfáltica da Prefeitura de Macaiba

 A Promotora de Justiça Ana Patrícia Montenegro de Medeiros Duarte, determinou a abertura de Inquérito Civil, com o objetivo de apurar o eventual dano ao erário da Prefeitura Municipal de Macaíba, no âmbito da execução do contrato 200/2022, referente a Tomada de Preços 007/2022, visando a pavimentação asfáltica da Comunidade Capoeira.

A obra foi efetuada pela empresa Potiguar Construtora Ltda., sediada no Sítio Cajarana, município de Caraúbas, que tem como sócios: João Gabriel Arantes Horto e Jose Luiz Arantes Horto, no valor de R$ 1.265.150,85.

Conforme relatório técnico da equipe de engenharia do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAOP-PP), identificou que a obra apresentava um quantitativo de pavimentação mitigado, assim como a qualidade final do produto entregue, nos locais inspecionados.

A empresa Potiguar Construtora Ltda., supostamente entregou à Prefeitura de Macaíba uma obra com a espessura asfáltica inferior a que estava prevista no projeto e no orçamento inicial, além de fraca resistência do produto aplicado.

A representante do Ministério Público requisitou da Prefeitura Municipal de Macaíba (RN), a íntegra dos processos de licitação, contratual e de despesas, em razão de existir indícios de improbidade administrativa praticados pelo prefeito Emídio Júnior, o Secretário de Infraestrutura Reginaldo Vitor de Oliveira Aguiar, e os sócios da Potiguar Construtora Ltda.