25 de abril de 2023

Trabalhadores da saúde do município de Natal iniciam greve e fazem protesto

Os trabalhadores da Saúde do município de Natal iniciaram greve na manhã desta segunda-feira (24).

Para o início do calendário de atividades, os servidores promoveram ato público na Praça Almirante Tamandaré, durante a manhã desta segunda, e depois seguiram para protesto em frente à sede da Prefeitura do Natal.

Para esta terça-feira (25) está marcada uma reunião com o comando do movimento para definir novas atividades do calendário de greve, incluindo atos públicos nas unidades denunciadas em casos de assédio moral.

Os servidores cobram reajuste salarial de 56,81% para especialistas e de 36,99% para todo restante da categoria. Junto a isso são reivindicados pagamentos de insalubridade, revisão e atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), implantação das gratificações, quinquênios, adicionais e mudanças de nível, convocação do cadastro reserva, criação de uma comissão para acompanhar a implantação do piso da enfermagem no município e a instauração de uma Mesa de Negociação Permanente.

Além da manutenção das gratificações em questionamento ao entendimento da Procuradoria Geral do Município quanto à suspensão das gratificações dos trabalhadores da saúde.

De acordo com os sindicatos de classe, a greve foi deflagrada no município em virtude da falta de avanços e propostas para as demandas da categoria.