24 de abril de 2023

Edital para o Mais Médicos tem 74 vagas em 28 municípios do RN

O Ministério da Saúde publicou um edital com 74 vagas para o projeto Mais Médicos para 28 municípios do Rio Grande do NorteN. Deste total, 32 vagas são para a capital potiguar.

Em todo o país, o edital prevê 6.252 vagas que estão autorizadas e foram distribuídas para cidades que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa.

O programa Mais Médicos foi relançado pelo presidente Lula no dia 20 de março. O objetivo do governo é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde.

Na Grande Natal, além da capital, o programa irá contemplar os municípios de Canguaretama - 1;  Extremoz – 1; Macaíba – 5; Monte Alegre – 1; Nova Cruz - 6

O edital publicado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde é voltado exclusivamente para os municípios que tenham interesse nas vagas do programa.

Cada cidade recebeu um número limite de vagas. Os municípios que confirmarem a participação deverão informar o total de profissionais que desejam receber. Esse número pode ser menor do que o limite autorizado pelo governo.

O governo informou que deverá abrir outras 10 mil vagas até o final do ano, que terão contrapartida dos municípios.

O valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.