3 de abril de 2023

Governo Federal prorroga prazo para adequação à nova Lei de licitações

O Governo Federal prorrogou o prazo para os órgãos da administração pública se adaptarem às novas regras para licitações públicas até o dia 29 de dezembro deste ano.

 O novo prazo, que atende a pleitos de prefeitos, está previsto em Medida Provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (31).

A nova Lei de Licitações foi sancionada em 2021 e passaria a valer por completo a partir de 1º de abril, após dois anos de transição.

“Com o adiamento, os órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal ainda poderão publicar editais nos formatos antigos de contratação até o dia 29 de dezembro de 2023”, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em nota.

A pasta informou que irá, por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), ajudar na capacitação de servidores municipais na adequação às regras. A Enap vai lançar, em maio, uma trilha de capacitação e de certificação online para orientar gestores públicos, abertas a prefeituras de todo o País.

“A Nova Lei de Licitações já está valendo e em uso por diversos órgãos. Mas as formas antigas de contratação continuam válidas para quem ainda não conseguiu se adaptar”, afirmou a ministra, Esther Dweck, em suas redes sociais.