17 de abril de 2023

CNJ autoriza pagamento de auxílio-creche pelos tribunais para juízes

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao decidir sobre um pedido de providências da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), criou um enunciado administrativo que obriga tribunais de todo o Brasil a pagar auxílio-creche para seus magistrados.

Para juízes gaúchos, o pagamento será retroativo à data em que o benefício começou a valer para os servidores.

O auxílio-creche, também chamado de auxílio-escolar, é um subsídio concedido a trabalhadores que têm filhos de até seis anos, por meio da disponibilização de vagas em instituições públicas, do pagamento de determinado valor mensal ou da restituição de despesas com escola.

A associação questionou uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que havia negado o benefício. No curso do processo, a AMB, maior entidade representativa da classe, pediu que ele fosse ampliado para todo o país.

O caso foi julgado no plenário presencial do Conselho na terça (11). Questionada pela reportagem, a Justiça do Rio Grande do Sul disse que ainda não tem previsão do impacto financeiro, mas que “os valores apurados deverão ser pagos com recursos das verbas de custeio, não havendo impacto na rubrica com despesas de pessoal”.