23 de março de 2023

Secretaria de Segurança alerta para golpe do Pix em meio à onda de ataques no RN

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte e a Polícia Militar emitiram nesta terça-feira (21) um alerta para golpes praticados por criminosos em meio à onda de violência ocorrida no Rio Grande do Norte.

O comunicado aponta que "golpistas têm se aproveitado do atual contexto para impor o pânico e disseminar supostas 'ordens' para fechamento do comércio em algumas regiões". Os bandidos pedem a transferência de valores via Pix.

"Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel, ou estabelecimento comercial será incendiado, ou alvo de disparos de arma de fogo, e para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um golpe", destaca o alerta.

A Sesed reforça que o cidadão que for alvo desse tipo de tentativa criminosa deve acionar imediatamente as autoridades, através dos telefones 190 e 181. De acordo com a PM, trata-se de crime de extorsão, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos.