8 de março de 2023

MEC criará grupo de trabalho para “corrigir” novo ensino médio

Um grupo com representantes de diferentes setores da educação será formado pelo MEC para "corrigir" problemas da reforma do ensino médio. Desde o início do governo Lula, entidades e professores têm pedido pela revogação do modelo.

O grupo de trabalho terá representantes dos alunos, representantes dos secretários de todos os estados brasileiros.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o "grande erro" da reforma foi a "falta do diálogo". Por isso, diz o ministro, o MEC criará o grupo de trabalho para discutir, fazer escutas e pesquisas sobre o tema.

"O que está em voga ainda fica valendo. Mas queremos fazer isso [discutir a reforma] rapidamente, ainda neste semestre", afirmou.

A reforma do ensino médio foi aprovada em 2017 durante o governo Temer (MDB). A ampliação da carga horária e a possibilidade de parte das disciplinas ser escolhida pelos alunos fazem parte das mudanças. O objetivo da mudança era tornar a etapa mais atrativa - devido aos altos índices de evasão. Críticos da reforma, no entanto, afirmam que o modelo traz desigualdade, já que nem todas as escolas conseguem ofertar uma diversidade de itinerários.

Professores, entidades e especialistas afirmam também que a reforma reduz o espaço de disciplinas como Filosofia e Sociologia na grade curricular dos alunos.