14 de fevereiro de 2023

Operação cumpre mandados contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no RN

Uma operação deflagrada nesta terça-feira (14) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte cumpriu sete mandados de prisão e outros 43 de busca e apreensão contra um grupo suspeito de lavar dinheiro do tráfico de drogas com compra de imóveis, fazendas, rebanhos e até igrejas.

A suspeita é de que mais de R$ 23 milhões tenham sido movimentados pelos criminosos, que seriam ligados a uma das principais facções criminosas do país.

De acordo com o MP, o esquema é liderado por um homem da região Seridó potiguar, identificado como Valdeci Alves dos Santos, também conhecido como Colorido.

No Rio Grande do Norte, Valdeci teria como braço direito um irmão, que também já foi condenado pela Justiça por tráfico de drogas.

Segundo o MP, esse irmão se identifica como pastor e foi preso em 2019 em São Paulo com documento falso. Ele estava cumprindo a pena em regime semiaberto.

Segundo apurado pelo MP, ele e a mulher abriram pelo menos sete igrejas evangélicas. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em algumas dessas igrejas e prendeu o casal.