2 de fevereiro de 2023

Caern explica tonalidade de água encontrada na “lagoa azul” em Parnamirim

 A Caern concluiu nesta quarta-feira (1) a análise da água azul-turquesa encontrada durante a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto em Parnamirim.

A água foi encontrada no dia 25 de janeiro durante uma escavação da obra no bairro Nova Esperança e chamou a atenção pela tonalidade clara e límpida.

Segundo a Caern, o estudo feito no laboratório central do órgão atestou que a água "é de boa qualidade, sem qualquer traço de contaminação".

"A qualidade da água é semelhante à água proveniente dos poços tubulares localizados naquela área, responsáveis por parte do abastecimento da população da cidade. O Igarn também analisou a água e chegou ao mesmo resultado", informou o órgão.

A Caern informou ainda que o afloramento foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local e que a profundidade e a cor clara do fundo da lagoa “também favorecem o aspecto azulado da água".

A Companhia explicou que a cor azul-turquesa é um fenômeno físico conhecido, "sendo apenas o reflexo da luz branca do sol, já a água é transparente".