3 de novembro de 2022

“Novembro Azul” chama atenção para homens no cuidado com o câncer de próstata

O câncer de próstata, o mais incidente no homem, foi a razão para  mais de 16.055 óbitos no Brasil em 2021, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

O mês de novembro é marcado para chamar a atenção sobre esse tema no público masculino, buscando a conscientização e prevenção para esse tipo de tumor.

A campanha desse ano, realizada pela a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), traz a mensagem: “Saúde também é papo de homem”.

De acordo com o Ministério da Saúde, embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

Os sinais mais comuns na fase inicial do câncer são dificuldade urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na presença desses sintomas, recomenda-se a realização de exames.