15 de novembro de 2022

Governo Fátima Bezerra acredita que formará maioria na Assembleia Legislativa

A decisão das urnas deixou a governadora Fátima Bezerra (PT) com minoria na bancada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para 2023.

O  grupo político da situação elegeu nove deputados, enquanto a oposição elegeu 15 deputados no primeiro turno das eleições.

Na eleição deste ano, Fátima perdeu aliados importantes na base, como Raimundo Fernandes (PSDB), Vivaldo Costa (PV), Albert Dickson (PSDB) e Jacó Jácome (PSD), que não conseguiram a eleição, assim como o deputado Souza Neto (PSB), que não disputou o pleito.

Por outro lado, os partidos de oposição, como o PL, Solidariedade e União Brasil, conseguiram eleger parlamentares, assim como o MDB, que mesmo pertencendo à base, terá o oposicionista Adjuto Dias como deputado.

O atual líder do governo na Assembleia, deputado Francisco do PT, afirma que “existem diálogos já iniciados e com bons indícios de resultarem em parcerias importantes do ponto de vista do apoio ao novo Governo”.

“Eu acredito muito nesta possibilidade. Penso que poderemos ter uma boa bancada”, disse

O líder da bancada governista disse, ainda, que “não tem como precisar um número” dos deputados que podem passar a apoiar o Governo, mas acredita que, numericamente, a base de Fátima pode ser maior do que a que a governadora teve no primeiro mandato. Esse entendimento, porém, não encontra respaldo no que disseram os oposicionistas.