30 de outubro de 2022

TRE-RN prevê eleição tranquila com menos filas e votação mais rápida

 A exemplo do 1º turno, as eleições presidenciais no Rio Grande do Norte devem acontecer de forma tranquila, garante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

A Justiça Eleitoral também prevê votação mais rápida e filas menores dentro das seções durante o 2º turno, diferentemente do que ocorreu no último 2 de outubro.

No Estado, o pleito do 1º turno foi marcado por horas de espera nas filas e votação após as 17h.

A coordenadora de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral do TRE-RN, Andréa Campos diz que tanto a logística de preparação quanto a etapa de totalização dos votos serão mais ágeis neste domingo.

Um dos fatores que contribuem para isso será o voto em apenas um candidato, já que o Estado resolveu a eleição para governador no 1º turno.

Para evitar que o problema se repita, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta mesários a permitirem a entrada de até três eleitores por vez na seção.

A ideia é que enquanto um vota na cabina, a documentação e a biometria dos outros dois eleitores já sejam coletadas pelos fiscais.

No primeiro turno, a recomendação era para que os mesários liberassem uma pessoa por vez. O receio era de que a entrada de mais pessoas pudesse causar aglomerações ou tumultos, haja vista o clima de polarização vivenciado no País.