30 de outubro de 2022

Justiça Eleitoral disponibiliza “cola” para eleitores na hora da votação

 A Justiça Eleitoral disponibilizou uma “cola eleitoral” para as eleições que acontecem neste domingo (30), em segundo turno.

No folheto de impressão, os eleitores poderão incluir o número das candidaturas que optarem para o pleito.

A anotação deve ser levada em papel no momento da votação. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que as pessoas devem entregar o celular aos mesários na hora da votação.

Eleitores de 12 estados deverão votar para dois cargos. Em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe, Santa Catarina e Rondônia, a primeira tela será a de votação para governador, com dois números, seguida da opção de voto para presidente, também com dois números.

Nos demais estados, onde a eleição para governador foi definida em primeiro turno, aparecerá somente a tela de votação para presidente.

Para votar em branco em qualquer etapa, basta apertar o botão “branco” e depois tocar em “confirma”. O voto nulo é computado caso o número do candidato não exista. Também é possível utilizar a tecla “corrige” para reiniciar a digitação.