4 de outubro de 2022

PSDB libera filiados e diretórios para apoiarem Lula ou Bolsonaro no 2º turno

Os tucanos reuniram a executiva nacional do partido nesta terça-feira (4) e optaram, por maioria, pela liberação dos diretórios estaduais no segundo turno da eleição presidencial, que tem como concorrentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

A reunião aconteceu, a maior parte, de forma remota, e confirmou a orientação pela neutralidade, adiantada do presidente do PSDB, Bruno Araújo, que comandou o encontro de Recife (PE). Ao todo, 37 membros da executiva participaram.

O partido tem rusgas históricas com o PT e questões regionais impediram uma definição generalizada pró-Lula ou Bolsonaro. Em alguns Estados, contudo, já há a sinalização mais clara para onde a legenda deve seguir.

Em São Paulo, por exemplo, o governador Rodrigo Garcia (PSDB), derrotado na disputa à reeleição, anunciou nesta terça um apoio “incondicional” à candidatura de Jair Bolsonaro.

No Rio Grande do Norte, o PSDB ficou dividido entre o apoio à governadora Fátima Bezerra, eleita no 1º turno, e o candidato de oposição, Fábio Dantas (Silidariedade), que ficou em segundo lugar.