21 de outubro de 2022

Ministro do TSE decide cassar o deputado estadual eleito Wendell Lagartixa

Por decisão monocrática (individual) do ministro Ricardo Lewandowski, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro de candidatura do deputado eleito Wendell Lagartixa (foto), que foi o mais votado nas eleições de 02 de outubro para a Assembleia Legislativa, com 88.265 votos.

“A conclusão a que se chega é a de que o crime pelo qual Wendell Fagner Cortez de Almeida foi condenado – posse de munição de uso restrito – é classificado como hediondo. Não tendo transcorrido o prazo de oito anos desde a extinção da punibilidade pelo cumprimento da pena, que se deu em 04 de junho de 2021, imperioso se faz o reconhecimento da sua inelegibilidade”, diz a decisão do ministro Ricardo Lewandoski.

O advogado Wladimir Capistrano, explicou que cabe recurso (agravo regimental) do deputado eleito ao plenário do TSE

Porém, segundo ele, ainda, que mesmo com o indeferimento do registro de candidatura de Wendell Largatixa,   os votos dados continuam valendo para o Partido Liberal, que continuaria tendo direito as quatro vagas conquistadas para a Assembleia Legislativa.

No entanto, Capistrano, que já atuou no plenário da Corte Regional, também expôs que pelo fato do primeiro suplente do PL – o tenente Paul Cliveland Pereira ter obtido apenas 2.219 votos e, por isso, não conseguir ultrapassar a cláusula de barreira (20% dos votos do quociente eleitoral), que era de obtido, no mínimo, 15.400 sufrágios, não pode assumir a vaga aberta com a cassação do registro de candidato de Wendell Largatixa.

Por conta disso, Capistrano disse que a cadeira de deputado deve ficar com o primeiro suplente da coligação PSDB-Cidadania, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), porque o PL perderia a quinta cadeira pela sobra de votos e na contagem da sexta cadeira, acaba beneficiando o parlamentar tucano, que foi votado por 34.426 eleitores do Rio Grande do Norte.