7 de outubro de 2022

Governo pressiona a Petrobras para não aumentar preço da gasolina antes do 2º turno

Membros da diretoria da Petrobras receberam uma sinalização do governo Bolsonaro para que não haja reajuste no preço dos combustíveis até a realização do 2º turno das eleições, em 30 de outubro.

A pressão sobre a petroleira foi ampliada devido à nova alta no preço internacional dos combustíveis, que pode ser ainda maior devido a novos cortes na produção internacional de petróleo anunciados nesta quarta-feira (5), pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+).

Com os novos aumentos internacionais, seria natural que a Petrobras repassasse esses reajustes para o combustível nacional, já que a petroleira segue a política de paridade internacional de preços.

O corte no preço dos combustíveis realizado nos últimos meses, porém, tornaram-se bandeira política nas mãos de Bolsonaro, que não está disposto a abrir mão deste ativo às vésperas do segundo turno.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, com o novo corte será difícil segurar os preços internos, apesar da proximidade do segundo turno das eleições presidenciais.