19 de setembro de 2022

Enfermeiros do RN entram em “estado de greve” por piso nacional

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em suspender o piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares da enfermagem e parteiras, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no último dia 4 de agosto, vem causando reação das categorias desde a decisão liminar proferida um mês depois pelo ministro Luís Roberto Barroso.

No Rio Grande do Norte, os profissionais realizarão uma paralisação de suas atividades nesta quarta-feira (21), na Praça 7 de setembro no centro de Natal. Além disso, realizarão outras paralisações semanais e já entraram em estado de greve.

“Estamos motivados para continuar com a luta pelo nosso piso salarial. Recebemos mais de 100 colegas enfermeiros de vários municípios para debater e tomar de decisões com toda classe da enfermagem", declarou  o presidente em exercício do Sindicato dos Enfermeiros do estado (Sindern), Matheus Oliveira.

A decisão do STF vale até os governos informarem de forma detalhada, em até 60 dias, o impacto da lei.

Com a suspensão determinada pelo STF, caberá ao Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Federação Brasileira de Hospitais (FBH) se manifestarem.