26 de agosto de 2022

Paisagem do Morro do Careca sofre com erosão; diz estudo de professor da UFRN

A paisagem do Morro do Careca está mudando ao longo do tempo devido a erosão. Está perceptível que a Areia do morro vem descendo com mais frequência e os fatores, conforme apontam alguns especialistas no assunto, são provocados pelo avanço do mar.

A área é de proteção ambiental há 25 anos. Por isso, é proibido subir na área da duna. Apesar de haver placas sinalizando a proibição, na área restaram, praticamente, só as estacas.

Na base do Morro do Careca é possível perceber a formação de falésias, algumas com até 3 metros de altura.

De acordo com especialistas, o cartão postal de Natal já perdeu cerca de 5% de sua areia, que acabou sendo levada pelo mar.

"Se nada for feito, a gente pode ter esse ponto de identidade visual perdido. O processo de erosão marinha ocorre em função de mudanças climáticas globais. O mar avança, começa a remover mais areia da praia", afirma Rodrigo de Freitas, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), no local, está havendo  fiscalização para evitar ações de vandalismo ou a subida no morro.