11 de julho de 2022

Revista por Raio-X para advogados em presdíos do RN já está em vigor

As novas medidas para regular o acesso de advogados ao sistema penitenciário já estão em vigor em todas as unidades prisionais de médio e grande porte do Rio Grande do Norte.

Desde o último dia 2, os advogados que atendem clientes nos presídios potiguares precisam passar por um escâner corporal (body scan) – aparelho utilizado para evitar a entrada de objetos proibidos – para adentrar as unidades.

Além disso, os profissionais não podem ultrapassar 30 minutos de atendimento jurídico. As determinações são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

De acordo com a pasta, o novo procedimento de segurança é uma resposta a uma prática descoberta no Complexo Penitenciário de Alcaçuz, onde advogados teriam sido interceptados levando bilhetes de lideranças do crime organizado para comparsas que estão longe da prisão.

A secretaria informou que, com exceção do Complexo Penal Dr. João Chaves (Feminino), Centro de Detenção Provisória de Parnamirim (Feminino), Centro de Triagem e Hospital de Custódia, todas as cadeias, complexos e penitenciárias do Estado possuem aparelho de body scan.

Nas unidades de pequeno porte onde não há o equipamento, a revista é feita com o auxílio de uma porta detectora de metais.