10 de julho de 2022

Em estado crítico, Touros tem cerca de 200 pessoas sem casa após chuvas

Touros, cidade do interior do Rio Grande do Norte, é um dos municípios em estado crítico devido às chuvas recorrentes.

Ao todo, são 2.085 pessoas afetadas, cerca de 200 desalojadas, ou seja, abrigadas em casas de parentes, e mais de 40 domicílios em estado de risco.

Os dados são referentes ao dia 7 e tendem a aumentar devido às chuvas. A cidade se encontra em estado de calamidade pública.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Touros, Everton Xavier, equipes das secretarias de Obras, Assistência Social, Educação, Saúde e municípios vizinhos estão trabalhando para resolverem a situação.

A Escola Municipal Junqueira Ayres, localizada na avenida 27 de março, ao lado do hospital municipal, está disponível para acolhimento das famílias, embora algumas delas prefiram se abrigar com parentes.

As áreas mais afetadas hoje são: a Lagoa dos Cassacos, um olheiro de água localizado no perímetro urbano da sede do município; o Conjunto Frei Damião, Portal de Touros, Praia do Farol, Novo Horizonte, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, Carnaubinha, Cajueiro e Lagoa do Sal.

Por isso, apenas os serviços essenciais continuam em funcionamento. Sendo assim, todos os serviços não essenciais destinam-se à resolução do problema. Parte do Exército Brasileiro também atua no local.

Qualquer pessoa que teve seu domicílio alagado deve entrar em contato com a Defesa Civil através do número (84) 99679-1630 ou procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social para receber ajuda necessária.