29 de março de 2022

Com chuvas intensas, Defesa Civil orienta moradores de Parnamirim

 Precipitações de alta intensidade, ventos fortes, incidência de raios e relâmpagos aumentam nesta época do ano. A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Parnamirim reforça quais as principais orientações ao cidadão.

Antes da chuva: O essencial é ter atenção para alguns pontos antes de a chuva começar. Os moradores devem manter calhas e bueiros limpos para prevenir o risco de entupimento durante o período da chuva.Quando for possível, o ideal é adiar a saída de casa a pé ou de carro, durante o temporal.

Durante a chuva: Quem estiver em casa deve retirar aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curto-circuitos ou até um princípio de incêndio. Enquanto houver descarga elétrica, a orientação é que se evite o uso de aparelhos como telefone celular (principalmente se conectado à tomada), batedeira, chuveiro e secador. Se a água começar a subir ou entrar dentro de casa, o ideal é colocar os móveis em uma superfície elevada, além de retirar alimentos e documentos das prateleiras mais baixas.

Após a chuva: Quando a chuva passar, é indicado que o indivíduo faça a limpeza de utensílios, objetos e cômodos que tenham entrado em contato com a água. Assim, evitam-se doenças. A Defesa Civil orienta que pedestres e motoristas não passem por cima de áreas alagadas, já que buracos podem ter sido abertos durante a chuva.

Em uma emergência ou se tiver dúvidas, o cidadão pode ligar para 190 ou para o 156.