31 de março de 2022

Chuvas aumentam volume dos principais reservatórios do RN

Os atuais volumes nos reservatórios do Rio Grande do Norte já garantem água suficiente para o abastecimento humano nos municípios do estado até 2023.

A afirmação é do diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN, Auricélio Costa, baseada no último levantamento divulgado pelo órgão.

Entretanto, ele pondera que o ideal é que as chuvas tenham continuidade e ocorram de forma bem distribuída para garantir um bom ano agrícola e uma boa produção no campo.

O maior reservatório do estado, a Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, está com 47,41% de sua capacidade total – o que representa um volume de 1.124.964.716 m³.

Já o segundo maior reservatório estadual, a barragem Santa Cruz do Apodi, acumula 206.914.220 m³, equivalentes a 34,5% da sua capacidade total, de acordo com os números do relatório.

Porém, o reservatório que mais acumulou água nas últimas chuvas foi o açude Beldroega, em Paraú, que está acima de sua capacidade de armazenamento, chegando aos 61,26% do total.

O Rio Grande do Norte possui 47 reservatórios, com capacidade acima dos 5 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn.