13 de dezembro de 2021

Juíza de Parnamirim manda soltar o vereador afastado Diogo Rodrigues

A Justiça autorizou nesta segunda-feira (13) a soltura do vereador de Parnamirim Diogo Rodrigues (PSD), que estava preso e afastado do mandato desde 20 de abril na Cadeia Pública de Ceará-Mirim.

Com a liberdade, o vereador pode reassumir o mandato – quando ele saiu do cargo, foi substituído por César Maia (PSD).

A juíza Manuela de Alexandria Fernandes Barbosa, da 2ª Vara Criminal de Parnamirim, entendeu que as condições que levaram à prisão de Diogo Rodrigues não estão mais presentes e derrubou o mandado de prisão preventiva que pesava sobre o vereador. Ele ficou detido por quase oito meses.

Agora solto, o vereador precisará seguir algumas determinações da Justiça, como não ter contato com outros investigados ou testemunhas do processo, com exceção da mulher dele, Monikelly Rodrigues, e da mãe, Maria Célia Rodrigues; não acessar, por qualquer meio, os sistemas de marcação de exames, consultas e procedimentos médicos, em qualquer sistema utilizado no Rio Grande do Norte; e não frequentar as centrais de regulação de todo o Estado.

Diogo Rodrigues é o principal alvo da “Operação Fura-Fila”, que apura um possível esquema de fraudes envolvendo a marcação de consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS).