6 de dezembro de 2021

Audiência Pública discute medidas de revitalização para Lagoa do Bonfim

Uma Audiência Publica com a presença de representantes dos principais órgãos relacionados à gestão e política de recursos hídricos do RN, além de prefeitos, vereadores e representantes de áreas de proteção ambiental e de turismo, discutiu as medidas necessárias para revitalização da Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta.

A audiência, de forma híbrida, a partir do auditório Assembleia Legislativa e convocada pelo mandato do deputado Hermano Morais (PSB) e realizada no último dia 26.

A Lagoa do Bonfim está com um dos níveis de reservatório mais baixos de sua história segundo dados do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN).

A captação das águas é feita pelo Sistema Adutor Monsenhor Expedito há mais de 20 anos, fornecendo água para cerca de 30 municípios do Agreste Potiguar, incluindo mais de 200 comunidades rurais.

O prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, alertou para os desvios de água que existem ao longo da adutora.

“Nem toda água captada na lagoa é destinada para o que se deveria e todas as demais lagoas que compõem o sistema lacustre estão secando, baixando lençol freático da região”, alertou.