30 de outubro de 2020

Justiça quer Valdemiro Santiago comprovando cura da Covid-19 com sementes de feijão

A Justiça Federal de São Paulo determinou que a União deve informar no site do Ministério da Saúde sobre a eficácia, ou não, do discurso apresentado pelo pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, de que a cura da Covid-19 é viável por meio de sementes de feijão vendidas por ele.

A pasta tem 15 dias para incluir a informação no portal. Em maio, o pastor publicou vídeos no YouTube anunciando a venda de feijão por ele curavam do Coronavírus.

O Ministério Público Federal afirma que houve "prática abusiva da liberdade religiosa" e pediu a retirada dos vídeos do ar. O órgão também pediu que o Ministério da Saúde incluísse em seu site que a notícia propagada por Valdemiro se tratava de fake news.

O MPF ajuizou uma ação pedindo que Valdemiro e a igreja paguem R$ 300 mil de indenização por terem divulgado uma cura falsa do vírus.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), assim como o próprio Ministério da Saúde, não reconhecem a eficácia de nenhuma medicação no tratamento do novo coronavírus.