5 de junho de 2020

Prefeitura de Parnamirim proíbe fogueiras e fogos de artifício

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, publicou o decreto n° 6.261 com a proibição de fogueiras e fogos de artifício.
A medida faz parte de mais uma ação de combate à pandemia do novo Coronavírus e tem como objetivo resguardar e conscientizar a população a respeito do isolamento social, evitando as naturais aglomerações presentes no período junino, em celebrações e fogueiras promovidas em espaços públicos ou privados.
A medida proíbe também, enquanto perdurar a situação de calamidade pública, a comercialização de fogos de artifício e a liberação de alvarás para venda. A decisão considera a notória superlotação das instituições hospitalares públicas e privadas e, ainda, a possibilidade de intoxicação por fumaça e acidentes causados por fogo, além da preocupação dos órgãos vinculados ao sistema de saúde, sobre ações que possam comprometer a eficácia do isolamento social.
O descumprimento da medida sujeitará o infrator às penalidades de multa prevista no Decreto Estadual nº 29.668, sem prejuízo de representação ao Ministério Público Estadual para apuração da prática do crime previsto no Art. 268 do Código Penal.