11 de maio de 2020

Fias, erros no sistema e demora na análise do Auxilio Emergencial

Muitos são os problemas relatados por quem necessita do auxílio emergencial de R$ 600, programa federal criado para amenizar os efeitos econômicos da crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.
 Filas em agências até erros nos sistemas da Caixa Econômica Federal foram enumerados por beneficiários como empecilhos para receber o dinheiro.
Um dos problemas mais visíveis e comentados nas últimas semanas foram as filas e aglomerações nas portas de agências da Caixa Econômica Federal. Em alguns pontos de atendimentos, muitas pessoas madrugaram para assegurar que seriam atendidas.
 A Caixa informa que continua atenta à situação das filas em todo o Brasil e sem medir esforços para que as filas diminuam significativamente.
Outra dificuldade enfrentada pelos beneficiários é a falta de informação. Nos primeiros dias de pagamento, muitas pessoas iam às agências tirar dúvidas ou mesmo tentar sacar o auxílio sem ainda ter o cadastro validado pelo Governo Federal.
Entre os problemas mais citados pelos cidadãos também estão a demora na análise cadastral feita pela Dataprev, a falta de atendentes para auxiliarem as pessoas e organizarem filas nas agências e a insuficiência de unidades para atender à demanda.