19 de agosto de 2019

Governo quer privatizar trecho da BR-101 entre o RN e a PB

O Governo Federal anuncia estudos para privatizar o trecho da BR-101, desde a divisa entre os Estados do Espírito Santo e da Bahia ao entroncamento com a BR-304, em Natal.
Com isso, o trecho da BR-101, entre a divisa da Paraíba até Parnamirim, ficaria sob o comando da iniciativa privada.
Existe uma grande discussão em relação aos termos privatização e concessão, principalmente por críticos do governo e pela oposição. Privatização significa vender bens públicos de empresas estatais para o setor privado. Já o regime de concessão não se trata de uma venda, mas sim de uma administração por tempo determinado de bens públicos pelo setor privado, com contratos de melhorias e cobrança de impostos por parte da empresa, sempre regulados pelo governo.
Há vantagens e desvantagens no processo de privatização das rodovias. Por um lado, esse procedimento acarreta em gastos para os motoristas, que precisam arcar com os pedágios.
Por outro lado, leva o Estado a concentrar sua administração em funções básicas, como educação, saúde, segurança, saneamento básico, ciência e tecnologia e justiça, e possibilita maiores investimentos em melhorias para as pistas, visto que a empresa que adquiriu o bem deve deixá-las em um padrão mais elevado que o anterior.