7 de junho de 2019

MP convoca secretário de Saúde para explicar o fechamento do Hospital Ruy Pereira

O Hospital Doutor Ruy Pereira dos Santos, que fica na Zona Leste de Natal, será desativado. De acordo com o secretário de estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, o motivo alegado é uma deficiência na estrutura do prédio em que funciona a unidade.
A unidade foi inaugurada em outubro de 2010 e funciona no prédio do antigo Itorn, no bairro de Petrópolis. O Ruy Pereira possui um centro cirúrgico com três salas; o ambulatório especializado atende 20 pessoas em média por dia; admite a internação de cerca de 100 a 120 pacientes por mês; e em maio registrou 209 procedimentos cirúrgicos realizados.
O Hospital Ruy Pereira é referência no Rio Grande do Norte em cirurgias vasculares e o principal destino de pessoas em tratamento para problemas como o "pé diabético". A unidade tem 80 leitos clínicos de enfermaria e 10 leitos de UTI.
A titular da 47ª Promotoria de Justiça (de Defesa da Saúde), Iara Pinheiro de Albuquerque, informou que o fechamento da unidade será tema durante audiência judicial entre a Sesap e o Ministério Público, agendada para sexta-feira (7).
A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Norte (SBACV-RN) emitiu nota de repúdio ao anúncio do fechamento do hospital.