19 de dezembro de 2017

Novo Ensino Médio trará melhorias na formação

Com o Novo Ensino Médio, a formação técnica deixa de ser complementar e passa a ser uma opção de ensino e formação. Hoje, se o jovem quiser uma formação técnica de nível médio, precisa cursar 2.400 horas do Ensino Médio regular e mais 1.200 horas do técnico.
Com a reforma, o aluno terá um diploma do Ensino Médio e um certificado do Ensino Técnico dentro da carga horária regular que deverá atingir 1.000 horas/ano.
Essa mudança vai aumentar as chances de o jovem cursar o Ensino Técnico durante o Ensino Médio, o que lhe vai permitir terminar o Ensino Médio com qualificação profissional, facilitando o ingresso no mundo do trabalho.
O Ministério da Educação (MEC) aponta que, atualmente, a maioria esmagadora dos jovens termina o Ensino Médio sem qualquer formação profissional, e termina entrando no mercado de trabalho sem qualificação profissional, sendo absorvidos em atividades de baixa qualificação e, consequentemente, de baixa remuneração.
Embora seja a sexta economia no mundo, o Brasil está entre os países com mais baixo índice de oferta de cursos de formação técnica. Enquanto, no País, 8,4% dos jovens em idade de cursar o Ensino Médio fazem cursos técnicos, em países como França (42,7%), China (44%), Alemanha (49,2%) e Itália (56,1%) mais de 40% dos estudantes fazem formação técnica.