8 de outubro de 2017

Maré agitada causa destruição e enche de pedras o principal cartão-postal de Natal

Uma imagem chama a atenção de potiguares e turistas que visitam a Praia de Ponta Negra e o Morro do Careca, principal cartão-postal de Natal, nos últimos dias.
Há cerca de uma semana, a faixa de areia está tomada por pedras trazidas por fortes marés, segundo comerciantes e frequentadores da praia.
O mar mais agitado também derrubou parte da encosta de areia em um trecho do calçadão que não está guardado pelo enrocamento construído pela prefeitura da capital para tentar conter o avanço do mar.
Apesar da aparição dos cascalhos ser comum nesse período do ano, nunca foram tantos como agora, diz o comerciante André Henrique Silva, que tem a concessão do quiosque número 4, no calçadão de Ponta Negra.
Os pescadores da região afirmam que a maré está mais forte por causa do período de três dias anteriores e três dias posteriores à lua cheia. No final de tarde de sábado (7), as ondas batiam no enrocamento e molhavam o calçadão.

A força da água também derrubou um coqueiro e ameaça mais dois, que ficam em uma encosta de areia entre a praia e o calçadão de Ponta Negra. Esse trecho fica mais distante do morro do careca, no final do calçadão.
Os comerciantes colocaram sacos de areia para tentar proteger a encosta e ajudar o acesso dos banhistas à areia da praia, mas foram insuficientes. A maré levou a maior parte deles.