12 de setembro de 2017

Operação da PF prende 11 pessoas e afasta superintendente do IBAMA

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12), a Operação Kodama que visa reunir provas dos crimes de prevaricação, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, bem como, evitar a continuidade de atos lesivos que estariam sendo cometidos contra o meio ambiente no Rio Grande do Norte.
Cerca de 50 policiais federais cumpriram 11 mandados judiciais de busca e apreensão, além de uma medida cautelar de afastamento de função pública de superintendente regional do Ibama, de Clécio Antonio Ferreira dos Santos. As buscas aconteceram nas cidades de Natal, Goianinha, Ceará Mirim e Tibau do Sul.
Clécio vinha sendo bastante contestado dentro do órgão por funcionários de carreira e foi alvo de denúncias nos últimos tempo por “desmandos e favorecimentos” a empresas e empresários segundo essas denuncias.
Clécio Santos é muito ligado e homem de confiança do deputado federal Rogério Marinho, foi indicado por ele para superintendência do órgão.
A investigação que culminou com a operação deflagrada hoje foi iniciada nos primeiros meses deste ano, teve como ponto de partida os dados constantes no Relatório de Auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) e em um Processo administrativo Disciplinar instaurado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando várias irregularidades restaram atribuídas ao Superintendente desse órgão no RN.