28 de setembro de 2017

MP recomenda reforço na fiscalização de transporte interbairros

O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou à Prefeitura de Parnamirim que reforce a fiscalização sobre os veículos do serviço interbairros de transporte coletivo de passageiros.
O objetivo da recomendação é observar o exercício legal do serviço pelos permissionários.
Dos 70 veículos vistoriados em 2016, somente dois possuíam menos de cinco anos de fabricação. Para o MPRN, as irregularidades levantadas podem, eventualmente, colocar em risco a segurança dos usuários.
Os proprietários de veículos com mais de cinco anos de fabricação que prestam esse serviço descumprem a Lei Municipal número 1.163, de 10 de abril de 2003.
O texto da recomendação diz que é “inegável a defasagem e a precariedade do serviço interbairros de transporte de passageiros” em Parnamirim, uma vez que somente 75,26% dos permissionários habilitados possuem veículos em operação e foram vistoriados. Desses, somente 2,85% se encontram com veículos com idade permitida para operar.
A Prefeitura tem prazo de 15 dias para informar ao Ministério Público que providências foram adotadas para o cumprimento da recomendação.