4 de junho de 2017

Mutirão em defesa do Rio Pitimbu abre as atividades da semana do Meio Ambiente

O rio Pitimbu recebeu um mutirão de preservação na manhã deste sábado e 100 mudas de espécies nativas da região foram plantadas às margens do manancial. A atividade dá início à comemoração do dia mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho.
Nilson Bento e Naiara Dantas são moradores da região e acompanharam a inciativa. Eles sabem da necessidade de um maior cuidado com o rio Pitimbu e classificaram a ação como necessária e fundamental. Para o casal, é preciso não só pensar nas gerações futuras, mas essencialmente na atual que já enfrenta graves problemas ambientais em virtude da ação predatória do homem.
Leonardo Almeida, diretor do Departamento de Fiscalização da Semurb, disse que foram plantadas mudas de Pau-Brasil, Ingá, Ipê Amarelo e Paineira. Ele falou ainda que durante uma operação realizada na região a equipe do órgão já chegou a retirar 1 tonelada de lixo em um trecho de apenas 300 metros do rio. Para ele, isso comprova que é preciso uma ação permanente voltada a educação ambiental da população, sob pena da degradação do local aumentar ainda mais.
A iniciativa foi coordenada pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em parceria com a Igreja Católica, IDEMA, IGARN, CIPAM, Guarda Ambiental, Comitê de Preservação do Rio Pitimbu, Semurb de Parnamirim e Horto Municipal.