8 de junho de 2017

Ministério Público instaura Inquérito Civil para apurar prática de nepotismo na Câmara de Parnamirim

Baseado em denúncias feitas pelo ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Fernando de Lima Fernandes, o Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu um inquérito civil na intenção de investigar supostos casos de nepotismo que estão sendo praticados dentro da Casa Legislativa.
A instauração do inquérito foi divulgada oficialmente na edição do dia 2 de junho do Diário Oficial do Estado (DOE) e assinada pela promotora titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim, Juliana Limeira Teixeira.
Segundo a denúncia retratada na Portaria Nº 16/2017, os casos de nepotismo envolvem filha e sobrinhas de agentes públicos municipais, dos quais os nomes não foram revelados.
De acordo com o art. 87, inciso I da Lei Orgânica do Município de Parnamirim, constitui prática de nepotismo “o exercício de cargo de provimento em comissão ou de função gratificada no âmbito da Administração Pública Direta e fundacional dos poderes Legislativo e Executivo Municipal, por cônjuge, companheiro, ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o 3° (terceiro) grau de Agentes Públicos (prefeito, vice-prefeito, secretario municipais, secretario municipais adjuntos e vereadores)”.