7 de junho de 2017

Ministério Público instaura inquérito civil para apurar qualidade das “quentinhas” dos detentos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte instaurou inquérito civil contra a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) para averiguar a possível insuficiência e má qualidade das comidas que estão sendo oferecidas aos detentos nas dependências dos presídios potiguares.
De acordo com a Portaria Nº 0005/2017, o promotor Vitor Emanuel, decidiu pela instauração da investigação uma vez que recebeu “muitas informações” negativas a respeito da qualidade e quantidade dos alimentos que estão sendo disponibilizados para os detentos nas mais variadas penitenciárias norte-rio grandenses.
Agora, com o inquérito aberto, a Sejuc, através do secretário Luiz Mauro, terá de prestar esclarecimentos sobre as denúncias.
Segundo o promotor Vitor Emanuel, há denúncias de que a qualidade das refeições que chegam para os detentos é péssima, as vezes em condições desumanas.
O MP está solicitando, no prazo máximo de 20 dias, a cópia do edital de licitação e dos contratos referentes ao fornecimento da alimentação dos presos do sistema penitenciário potiguar, bem como esclareça quem é o responsável por fiscalizar a execução deste contrato e quais mecanismos são utilizados para tal.