Considerando todas as
modificações propostas pela Câmara Municipal de Natal ao sistema de transporte
público da capital, a tarifa sofreria um aumento de 62,12%.
De acordo com cálculos da
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), como o Município “não tem
condições” de subsidiar a passagem, o custo desta subiria dos atuais R$ 2,35
para R$ 3,81.
A projeção é R$ 0,20 menor do
que a estimada inicialmente pela Federação das Empresas de Transporte do
Nordeste (Fetronor) no fim de abril, que estimava a passagem em R$ 4.
Nesta quarta-feira (20), o
prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, deve bater o martelo sobre a sanção ou
veto ao projeto de lei que regulamenta o sistema de transporte.
O PL 04/2014 foi aprovado com
93 emendas encartadas ao texto original, após um mês de discussões na CMN. A
lei é necessária para que o Executivo inicie a esperada licitação dos
transportes da cidade. Hoje, as seis empresas que operam o sistema não possuem
nenhum vínculo contratual com o Município.
Até ontem, porém, o Executivo
negociava com os vereadores a derrubada de, pelo menos, 22 emendas – tentando,
também não dar margem a rebeliões dentro da bancada governista.