19 de maio de 2015

Tarifa de ônibus em Natal passaria para R$ 3,81

Considerando todas as modificações propostas pela Câmara Municipal de Natal ao sistema de transporte público da capital, a tarifa sofreria um aumento de 62,12%.
De acordo com cálculos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), como o Município “não tem condições” de subsidiar a passagem, o custo desta subiria dos atuais R$ 2,35 para R$ 3,81.
A projeção é R$ 0,20 menor do que a estimada inicialmente pela Federação das Empresas de Transporte do Nordeste (Fetronor) no fim de abril, que estimava a passagem em R$ 4.
Nesta quarta-feira (20), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, deve bater o martelo sobre a sanção ou veto ao projeto de lei que regulamenta o sistema de transporte.
O PL 04/2014 foi aprovado com 93 emendas encartadas ao texto original, após um mês de discussões na CMN. A lei é necessária para que o Executivo inicie a esperada licitação dos transportes da cidade. Hoje, as seis empresas que operam o sistema não possuem nenhum vínculo contratual com o Município.
Até ontem, porém, o Executivo negociava com os vereadores a derrubada de, pelo menos, 22 emendas – tentando, também não dar margem a rebeliões dentro da bancada governista.