Professores e trabalhadores
técnico-administrativos de instituições públicas de ensino superior entraram em
greve nesta quinta-feira (28), por tempo indeterminado, em vários estados.
Os profissionais querem
pressionar o governo federal a ampliar os investimentos na educação pública.
Entre as reivindicações dos
funcionários, estão a reestruturação da carreira e a reposição de 27% das
perdas salariais. O último reajuste foi em 2012.
Os docentes aprovaram a greve
no dia 16 de maio, em reunião do Sindicato Nacional dos Docentes de
Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), em Brasília.
O Ministério da Educação (MEC)
publicou nota na qual critica a decisão pela greve "sem que seja precedida
por um amplo diálogo". A pasta diz que a deflagração do movimento agora só
faria sentido "quando estiverem esgotados os canais de negociação".