25 de maio de 2015

Judicialização nas ações de saúde está em alta no RN

A ampliação do acesso à Justiça no Brasil causou um aumento significativo na judicialização de causas de naturezas diversas.
Na área da Saúde, os pedidos de atendimento de demandas via decisão judicial é uma prática que se tornou constante nos últimos anos e já não é mais oriunda somente de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), historicamente de baixa renda.
No Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Saúde trabalha para implementar um sistema de informática que filtrará as demandas por natureza e se ocorreu bloqueio de recursos.
Profissionais médicos de áreas como Ortopedia, Neurologia e Oncologia, além de advogados, formam comissões para auxiliar a Justiça na formatação de decisões.