18 de fevereiro de 2014

Maurício faz leitura da mensagem anual em Parnamirim

O prefeito Maurício Marques realizou a leitura da mensagem anual nesta segunda-feira (17), abrindo oficialmente os trabalhos do Poder Legislativo. Ele foi conduzido ao plenário pelos vereadores Valério Felipe Santiago, Sheilla Cristina e Irani Guedes. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Rosano Taveira.
O chefe do Executivo iniciou o discurso ressaltando o “grande trabalho” feito em 2013 – apesar das dificuldades financeiras enfrentadas.
O prefeito comemorou a redução do índice da população que vive abaixo da linha da pobreza. Na última década, essa taxa caiu 72,9%, fechando em 11,8% em 2010, segundo o mais recente Censo do IBGE. Trata-se do menor índice do Rio Grande do Norte, empatado com a capital Natal.
Maurício Marques frisou, ainda, o sucesso do programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Parnamirim. Em 2013, segundo ele, 3.921 alunos estavam matriculados em uma das 136 turmas no município. A meta para 2014 é qualificar 5.500 alunos em 220 cursos técnicos – aumento de 61,7% no número de cursos ofertados e de 40,2% no total de alunos.
O prefeito assegurou a continuidade das obras de saneamento de Parnamirim, cujos recursos da ordem de R$ 184 milhões estão garantidos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 do Governo Federal.
Na área da habitação, o prefeito destacou a entrega de 3.728 apartamentos à população com renda de até três salários mínimos, construídos com recursos do programa federal Minha Casa Minha Vida, financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF).
Parnamirim, comentou ele, tem a maior cota de moradias destinadas ao Rio Grande do Norte pelo Minha Casa Minha Vida: 47%. O prefeito ressaltou que, mesmo sendo um programa federal, o município colaborou decisivamente para sua viabilização.
Participaram da solenidade todo o secretariado de Parnamirim, vereadores, coordenadores, servidores e moradores da cidade.