23 de fevereiro de 2014

Manifestantes marcam para hoje protesto contra a Copa

Está marcado para hoje, às 17h,  um protesto contra a realização da Copa do Mundo, denominado  “Não Vai Ter Copa Em Natal”. O ato acompanha uma agenda nacional de manifestação.
Enquanto isso, os órgãos de segurança trabalham com informações divergentes, apesar da ação conjunta. A Polícia Militar trabalhava com a expectativa de 100 pessoas,  e Polícia Rodoviária Federal já previa uma movimentação de 400.
O primeiro protesto de mesmo lema ocorreu no dia 26 de janeiro com a presença de aproximadamente 200 pessoas. O  protesto teve caráter pacífico apenas nos primeiros minutos da manifestação. 
Ao final do episódio que durou cerca de três horas, 19 pessoas, incluindo alguns adolescentes, foram detidos e levados à delegacia de plantão da zona Sul. Parte da estrutura externa da Arena das Dunas foi depredada e os seguranças do local atiraram para cima. 
De acordo com o Coronel Francisco Canindé Araújo, Comandante Geral de Policiamento do Rio Grande do Norte,  a PM se baseia em informações colhidas pelo acompanhamento da organização do evento. Inclusive, há noticia de pontos distintos de concentração. 
“Estamos com planejamento para agir de forma integrada a PRF nos locais próximo a BR-101 e no entorno da Arena das Dunas”, informa, acrescentando que a PM acompanhará os manifestantes “para garantir o direito de manifestação, e só agir se houver excessos, ou perturbação da ordem, ou depredações”.