17 de janeiro de 2014

OAB vai ajuizar ação para ampliar presídios no RN

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) vai ajuizar ação civil pública junto à Justiça Federal cobrando do Governo do Estado melhorias nos presídios do Rio Grande do Norte.
A medida da seccional potiguar segue orientação do Conselho Federal e tem como objetivo garantir a criação de vagas no sistema prisional, fazer uma separação dos presos de acordo com a gravidade dos crimes cometidos e viabilizar a implementação de ações que assegurem aos presos o acesso à educação e à ressocialização.
Na terça-feira, o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, se reuniu com os presidentes das comissões de Segurança Pública (Marcos Dionísio), Criminal (Paulo César Costa) e de Direitos Humanos (Evandro Nichoni) para estudar a propositura da ação civil pública.
Segundo ele, o principal objetivo da OAB é que os detentos possam ter uma condição de sobrevivência digna.
Outro ponto pretendido pela OAB é a separação dos detentos entre os que são de alta periculosidade e os que não são, afim de que aqueles que queiram se ressocializar possam receber apoio para uma reintegração à sociedade.
Para Paulo César Costa o caos no sistema prisional afeta também o trabalho dos advogados.

NÚMERO
6500 presos dividem atualmente as 4.200 vagas nas 32 unidades do sistema prisional, o que representa déficit de 2.500 vagas. 1678 é o número de vagas que o Governo estadual promete criar, até final de 2014, com recursos oriundos do “Brasil Mais Seguro”.