22 de dezembro de 2013

Aécio Neves troca marqueteiro e vai adotar discurso agressivo

Na condição de um dos coordenadores da campanha do senador Aécio Neves (PSDB) a Presidência da República em 2014, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), já deu mostras que terá voz e poder de decisão na campanha tucana.

Cássio pediu e os tucanos decidiram trocar o marqueteiro de senador mineiro. O contrato do marqueteiro do PSDB, Renato Pereira, vence no fim do mês e não será renovado.

O provável candidato à Presidência pela sigla, senador Aécio Neves (MG), adotará um discurso mais incisivo de oposição ao governo. A mudança já foi notada essa semana, ao lançar um roteiro com diretrizes para a campanha de 2014 com um tom mais crítico à presidente Dilma Rousseff e ao PT.

Havia uma diferença primordial na visão de Pereira e de Aécio sobre a construção do "personagem político" do futuro candidato a presidente. Pereira defendia um Aécio que não fosse raivoso, e sim generoso e terno, que se diferenciasse da prática da "velha política" pautada por ataques.

O marqueteiro acreditava que o tucano poderia dialogar com os eleitores que foram às ruas em junho e se apresentar como um político mais descolado.

Para os tucanos, tanto Aécio quanto membros do PSDB apostam que a sigla precisa ter um tom mais crítico, de oposição ferrenha ao governo atual. Acreditam que devem poupar apenas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as conquistas sociais do PT. Além disso, para a cúpula tucana, os programas de rádio e TV feitos por Pereira não surtiram o efeito esperado nas pesquisas de intenção de voto.